domingo, 22 de novembro de 2009

"A prevenção da obesidade infantil em Portugal é zero"


Ora aqui está uma notícia que faz com que o meu estômago comece a libertar ácido gástrico em excesso... A prevenção da obesidade infantil e não infantil, pelo estado é zero! E porquê? Porque interessa mais ganhar uns valentes trocos com a indústria farmacêutica, do que ensinar as pessoas a comer e a mexerem os rabinhos! Enquanto continuarem a haver médicos que entopem os doentes com medicamentos e que os tornam praticamente incapacitados para fazerem qualquer tipo de actividade física e, na melhor das hipóteses, dizem-lhes que podem fazer natação, vai continuar a aumentar o número de pessoas obesas e com excesso de peso em Portugal. Há poucos dias tive uma sócia que me disse que o médico, mandou-a primeiro emagrecer e só depois fazer exercício para tonificar! Men, como é possível???

Primeiro, não são os médicos que prescrevem actividade física somos nós. Tem de ser um trabalho conjunto entre o diagnóstico do problema dado pelo médico e no que é esse problema consiste e, a prescrição do exercício feita por nós, profissionais do exercício. A justificação deste facto prende-se com uma questão muito simples: os médicos não têm sequer uma cadeira de exercício durante a sua formação e como é óbvio, não sabem o que é que se faz em cada modalidade, como se faz e porque é que se faz! Passo-me completamente quando as pessoas me dizem "o meu médico diz que eu só posso fazer natação", sim mas pode continuar todas as outras tarefas da sua vida normalmente sem qualquer restrição, como aspirar por baixo dos sofás, pegar nas crianças ao colo, carregar compras do supermercado!...
Segundo, os recibos dos ginásios, deviam contar para o IRS. Diz que só entram se o médico passar uma declaração, então mas os médicos só mandam as pessoas para a natação e para a fisioterapia! Então e as pessoas que odeiam natação? E as pessoas saudáveis que praticam actividade física? Os recibos dos ginásios deviam poder ser postos no IRS como despesa de saúde, neste caso, prevenção de uma quantidade industrial de doenças! E porquê nos ginásios? Porque por alguma razão nós somos pessoas formadas. Se um médico que tem conhecimento do corpo não sabe prescrever exercício, como é que uma pessoa "normal" vai saber???
Terceiro, grande parte da culpa do aumento do número de crianças obesas, é dos paizinhos destas crianças... Desculpem mas a verdade é esta! Ainda no outro dia estive a tentar explicar ao pai de uma miúda de 9 anos, obesa!, que tem de tentar encontrar formas de pôr aquela filha a mexer! Ora a criança pesa à volta de 50 ou 60kg, não gosta de peixe, não gosta de legumes, só gosta de batatas fritas e bolos e como é muito pesada, sente-se inferior aos outros e não quer praticar nada a não ser ver os morangos com açucar no sofá da sala!!!! Claro, dá muito trabalho tentar mudar estes comportamentos, e os pais hoje em dia têm mais que fazer!
Eu fui uma bebé gorda, aos 9 meses a minha mãe foi obrigada pelo médico a fazer-me uma dieta porque eu era tão gorda que não conseguia gatinhar, nem calçar sapatos. Quando me apareceu a menstruação e deixei de fazer ginástica, tive enormes alterações no meu metabolismo e hormonais, que me levaram a chegar aos 80kg. E um dia a minha mãe obrigou-me a ír com ela para o ginásio e tirava-me o comer da frente! Não me dava dinheiro para comer na escola, nem comprava bolachas nem nada do género lá para casa! Foi duro, foi... Mas tinha de ser.
E entretanto o ácido gástrico já me fez uma úlcera no estômago!... eh eh (joking)

Ler peça do Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário